Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem por maior finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos intelectual, físico, social e emocional, ampliando seu universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.

De acordo com nossa metodologia, o aprendizado é construído a partir da interação da criança com o objeto de conhecimento, sendo o professor o mediador desta relação, pois acreditamos que nas trocas de experiências a educação exerce um papel fundamental sob o desenvolvimento de cada aluno.

Para nós da Escola SER, o conhecimento precisa ser significativo para a vida da criança, por isso vivenciamos os conteúdos através de projetos, partindo do centro de interesse da criança e desenvolvendo-os de modo transdisciplinar, lúdico e concreto.

Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil, que determina a interação e brincadeira como eixos estruturantes, os conteúdos são abordados preservando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e construir.

Para isso organizamos nosso planejamento baseado nos Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos;

Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Diante dessa forma de entender o papel da Educação Infantil a Escola SER, tem sua metodologia alicerçada ao trabalho do PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que acredita que o conhecimento é construído pela criança e que o papel do professor consiste em criar condições favoráveis a essa construção.

Sempre em busca de inovações para melhor atender todos os nossos alunos, a equipe pedagógica da escola, passa por  constante processo de formação continuada, onde suas práticas são aperfeiçoadas regularmente. Com isso, buscamos adequar a linguagem de sala de aula ao perfil do aluno atual.