Portal SER

Campanha “Criança Não Namora”

A Unipsico lançou a campanha “Criança Não Namora”, que tem como objetivo fazer com que os pais entendam a necessidade da criança aproveitar a infância em sua plenitude.
A nossa querida Diretora Educacional Vânia Bueno Frau explica que é importante não antecipar fases do desenvolvimento infantil. “Eu apoio a ideia de que criança deve ser criança e, ao invés de antecipar fases, nós adultos devemos nos preocupar em dar condições para que ela viva plenamente sua infância!
A criança pequena tem sua personalidade em formação, ainda está aprendendo a se relacionar e a administrar as regras de convivência, bem como o autorrespeito, então é muito precoce intitular um relacionamento seu como namoro.
A criança precisa de liberdade de expressão, precisa ter oportunidade de fazer escolhas, precisa de experiências sensoriais, aprender sobre si e seus sentimentos e descobrir seu papel no mundo.
Talvez a discussão sobre o que é ideal para uma criança nem passe perto do conceito namoro, porque, quando se entende o que é uma criança e quais são as suas necessidades, percebe-se o quão distante de seu universo o namoro está!
Uma infância bem vivida promove um adulto emocionalmente saudável. Enquanto que, viver experiências de adulto durante infância, pode futuramente despertar no adulto a necessidade de viver experiências infantis, onde não há compromissos nem responsabilidades.”

E vocês, o que pensam sobre o assunto?