Portal SER

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CRIANÇA

As histórias e os contos de fadas participam da infância, juntamente com o brincar, e trazem expressões da fantasia e dos anseios da criança ajudando-a a lidar com aspectos inconscientes.

Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar sua imaginação, ampliar seu vocabulário, criar o gosto, o hábito da leitura, permitir sua autoidentificação e autorreconhecimento, aprender a refletir para aceitar situações relativas às dimensões diversas da vida, além de desenvolver o pensamento lógico que favorece a memória e o espírito crítico através da manifestação de humor e de satisfação de sua curiosidade natural.

As histórias infantis nos levam para um mundo imaginário, no qual a criança sente medo, se consola, relaciona o real com o imaginário, desperta curiosidade, acredita nas histórias porque a visão de mundo aí apresentada está de acordo com a sua.

É de grande importância que o hábito pela leitura seja incentivado também em casa. Desde o berço, a criança escuta a mãe cantando e balançando, ou contando histórias antigas. Com isso a criança aprende a gostar do livro pelo afeto, sendo por meio deste que a criança aprende e desenvolve. A exposição à leitura no seio familiar durante os anos pré-escolares leva muitas crianças ao sucesso escolar. As crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia de acordo com a qualidade, frequência e valor destas atividades realizadas pelos adultos que convivem com elas. Se uma mãe ler para seu filho textos interessantes e de boa qualidade, transmitirá a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é importante para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias ouvidas.

Na Escola Ser o objetivo é formar leitores críticos. Não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler. Por isso aplicamos o projeto leitura, no qual todas as sextas-feiras os alunos levam livros para casa. Aproveite esse momento, em casa, para despertar ainda mais no seu filho o gosto pelas letras.

Texto elaborado pela professora Marica A. Pires Garcia

 

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”

Bill Gates